As cores tem forte influência sobre os ambientes, não existe uma regra específica dizendo qual cor usar especificamente para cada cômodo, tudo depende da sensação que você deseja que aquele lugar passe para você e para as outras pessoas. Quartos costumam ser ambientes mais tranquilos e íntimos, sugere-se cores frias para esse local. A sala […]

As cores tem forte influência sobre os ambientes, não existe uma regra específica dizendo qual cor usar especificamente para cada cômodo, tudo depende da sensação que você deseja que aquele lugar passe para você e para as outras pessoas.

Quartos costumam ser ambientes mais tranquilos e íntimos, sugere-se cores frias para esse local. A sala de estar é onde se reúnem os amigos e costuma-se aplicar cores com tons pastéis para que não interfira tanto na decoração do restante da sala, porém se o objetivo é deixar o ambiente com um clima mais pessoal e íntimo, as cores frias são excelentes desde que usadas da maneira correta.

18dbfcff152ef985a7c356fa5c07ee36

Hoje vamos falar sobre o violeta, também conhecido como roxo, essa é uma cor ligada a espiritualidade, ela ajuda a equilibrar a mente e transformar os medos. A cor violeta pode ser usada em locais íntimos e tranquilos, como o quarto. Os tons de roxo sugerem mistério e intuição, promovem o lado psíquico e espiritual, a lucidez e o equilíbrio das atitudes, o roxo está ligado ao misticismo. Os tons mais claros remetem a calma, conforto e relaxamento.

É considerada uma cor fria, deve-se tomar cuidado ao empregar essa cor aos ambientes, se usada de maneira exagerada pode cansar e criar uma decoração deselegante. Em locais com a predominância violeta deve-se evitar essa cor na parede, ou pelo menos não usá-la em todas as paredes do cômodo.

decorar_en_violeta2-550x393

O violeta é uma cor marcante, e quanto mais forte o tom mais ela vai pesar no ambiente, se a sua intenção é dar destaque aos móveis porém pintar todas as paredes de violeta, então escolha móveis brancos que iram equilibrar o ambiente. Se os móveis em geral chamarem atenção e em conjunto com o roxo das paredes acabarem criando um excesso de informação, é melhor que você escolha somente uma parede para aplicar o violeta, dê preferência a parede onde a cama ou sofá está encostado.

As cores frias são recomendadas para quartos por promoverem o relaxamento e tranquilidade, já para áreas de alimentação como cozinha e sala de jantar, deve-se evitar as cores frias pois inibem a fome. O violeta também deve ser evitado em locais de estudo ou trabalho, como o escritório pois essa cor vai deixar o ambiente cansativo e muitas vezes causar sonolência. O importante é saber que tipo de ambiente você quer criar e que clima quer que ele passe as pessoas.

Olá visitante, que tal deixar um comentário?