Qual a diferença? E quais os prós e contras?

Hoje existe no mercado inúmeras opções de revestimentos com estampas e cores variadas conforme o gosto do freguês. Seja clássico ou retrô, o que desejar você vai encontrar…

Se estiver construindo ou reformando ladrilhos hidráulicos ou azulejos decorados darão um toc especial na decoração.

Mas qual é a diferença, afinal, entre o ladrilho hidráulico e o azulejo?

Ladrilho Hidráulico

O ladrilho hidráulico é uma peça que tem história pra contar… Foi muito utilizado no século XIX em palácios europeus e agora, nessa tendência retrô, investir em algo que remeta o passado está com tudo.

Do que é feito?

Feito a partir de cimento e corantes, o ladrilho hidráulico é uma peça artesanal, feito peça por peça, de forma rústica, sem brilho, de alta resistência e durabilidade. É ainda um material poroso e por isso exige a proteção de um impermeabilizante (resina acrílica própria para ladrilho hidráulico) logo após a instalação pois o ladrilho mancha facilmente.

O ladrilho hidráulico pode ser utilizado em paredes, pisos, em áreas úmidas ou secas como, por exemplo, terraços, salas, cozinhas e banheiros. É muito usado na decoração de ambientes formando painéis decorativos e também mosaicos (patchwork).

Dica: Usar cera líquida incolor quinzenalmente, para manter o brilho do ladrilho.

A peça do ladrilho é artesanal, por isso o profissional que vai manusear deve ter conhecimento e técnica para não danificar e também porque são peças que têm espessuras diferentes uma da outra, é preciso cuidar na hora de nivelar.

Curiosidade: Ladrilhos de paredes, são feitos com espessura aproximada de 1 cm. Ladrilhos de piso já necessitam de espessura de 2 cm e o contra piso deve ser impermeabilizado para evitar que fiquem manchados devido à umidade do solo.

Outra característica é que o ladrilho hidráulico sofre baixa dilatação, portanto dispensa rejunte, ao contrário do azulejo.

Azulejo

O azulejo tem uma gama enorme de cores e estampas e diferente do ladrilho ela possui acabamento brilhante. É uma peça impermeável, seu uso é mais frequente em áreas úmidas como banheiros, cozinhas e áreas de serviço.

Tem-se usado o azulejo na decoração de ambientes, seja revestindo paredes, bancadas ou mesas, fazendo um patchwork (mosaico, retalhos), formando uma composição com diferentes cores e estampas, dando um toque especial à residência.

Se você necessita de mais praticidade na manutenção o azulejo é mais indicado, pois por ser impermeável, pode ser lavado sem risco de dano.

Na aplicação do azulejo você precisará de rejunte entre as peças, pois ele sofre dilatação.

Olá visitante, que tal deixar um comentário?