Mudanças são necessárias inclusive em nossas casas, transformar nossos espaços pode deixá-los mais agradáveis e confortáveis.

Não há lugar sem salvação, uma parede clara ali, um objeto grande aqui, uma iluminação mais forte ou fraca… tudo se dá jeito! Não precisa entrar em desespero se o seu apartamento não faz mais seu estilo ou se ele parece errado de alguma forma, pense no seu espaço e no que você quer mudar e segue essas dicas:

Ambientes pequenos

Você tem um apartamento ou casa pequena e ama isso, mas às vezes os móveis não se dão bem com seu espaço, as cores não parecem encaixar e a decoração nunca fica boa o suficiente. Primeiro você deve pensar na cor principal do ambiente, sempre escolha cores claras, além de mais econômicas elas também “ampliam” o ambiente e dão a sensação de leveza. Nos móveis aposte em coisas coloridas, as várias cores vão criar um clima ótimo junto da parede clara.

Espelhos são um truque mestre para fazer espaços pequenos parecerem maiores, sempre dá certo. Além de espelhos aposte também em móveis e decorações transparentes feitos de vido ou acrílico, não vão pesar no seu ambiente e ajudam nessa ampliação. Não deixe coisas pelo meio da casa como puff, tapete, mesinhas, banquinhos. Isso atrapalha a circulação e ocupa mais espaço do que parece. Também evite deixar os móveis do meio de ambiente, encoste tudo que possível nas paredes, assim terá mais espaço.

Se o espaço é muito pequeno e o quarto acaba ficando junto da sala, você pode fazer a divisão por meio de cortinas, assim poderá fechar e abrir quando desejar, ou com divisórias vazadas que não vão deixar o espaço menor e também não deixar o quarto totalmente aberto e junto da sala. Prateleiras, nichos, baús, mesas e bancos vazios são os melhores amigos da casa pequena. Guarde tudo que der nesses recipientes, e utilize todos os espaços possíveis. Se possível substitua uma mesa no quarto por uma prateira que dê para apoiar seu notebook.

Integração de espaços

Não é preciso construir uma parede para delimitar espaços, e não é regra que esse integração seja feita somente em locais grandes. Delimitar as áreas é mais uma questão de usar os moveis certos do que de ter o espaço certo.

Dividir sala e cozinha pode contar com a ajuda de um móvel onde possa ser colocado objetos ou até uma televisão com suporte tabular giratório, mas se quiser uma cozinha totalmente integrada a sala use pisos diferentes para delimitar os espaços. Vidros também podem ser usados desde que sejam de alta resistência para evitar acidentes.

A iluminação também entra como item de separação dos ambientes. Separando a sala de jantar da sala de estar com iluminação basta rebaixar o teto da sala de estar com gesso e assim as luzes iram ficar mais baixas, e deixar a sala de jantar na altura normal. Também é legal por luminárias de teto pendentes nos dois lados do sofá.

Mudanças

Seja criativo e mude! Vale trocar as cortinas, restaurar um móvel antigo, pendurar espelhos e quadros, colocar adesivos, pintar a casa por dentro e por fora, aplicar papel de parede… a lista é grande.

A mudança acontece de várias formas e é sempre bem-vinda, ouse na sua casa e deixe tudinho do jeito que você quiser. Não vale a pena ficar preso em uma decoração que já não faz mais o seu ambiente agradável, decorar pode ser simples e barato basta procurar as dicas e materiais certos!

Olá visitante, que tal deixar um comentário?