Precisando de um estimulo a leitura e uma mudança na decoração? Faça seu cantinho da leitura e aproveite espaços que sobram em casa, decore e ainda desfrute de boas leituras.

O hábito de ler é essencial tanto para adultos quanto para crianças, a leitura estimula o cérebro e a criatividade, acrescenta palavras ao nosso vocabulário e é uma aula de gramática divertida. Ter um cantinho da leitura em casa é dar aquele ponta pé inicial para entrar no mundo dos livros, esse cantinho especial nos dá ainda mais vontade de mergulhar na literatura.

Não sabe como começar a montar esse cantinho? Veja algumas inspirações aqui:

cantinho-leitura-escada

Inovando a escada

Cada espacinho da sua casa pode ser aproveitado, nessa situação foi utilizado o espaço que fica embaixo da escada para fazer o cantinho da leitura. É um exemplo mais para adultos, porém também é possível ocupar esse espaço com um cantinho infantil, as crianças vão estar sempre a vista já que não vai haver porta e no andar de baixo, tirando a preocupação com a escada. Para compor esse cantinho foi usado basicamente uma poltrona com apoiador de pés e um móvel para guardar os livros, o espelho ao lado da poltrona dá charme e deixa o ambiente mais amplo.

cantinho-leitura-caixote

Economizando com caixotes

Economizar é possível na inclusão do cantinho na sua casa, uma dica para os cantinhos principalmente das crianças é usar caixotes de feira para guardar os livros e brinquedos. As crianças não vão se importar com a sofisticação do ambiente e sim com as cores e o quanto ele parece especial, no chão está um tapete em forma de uso e uma almofada. Use tapetes fofos e confortáveis para chamar a atenção das crianças e deixá-las à vontade.

cantinho-de-leitura-janela

O charme da janela

Esse espaço foi muito bem utilizado, quem não gostaria de ter um cantinho assim? Muitas vezes temos vistas fantásticas em nossas janelas e não a aproveitamos bem, esse espacinho criado é charmoso e aconchegante. Além das almofadas você também pode colocar um sofá pequeno em frente à janela, e usa e abusar das estantes de livros. Nessas estantes podem ser guardados livros, revistas, fotografias, pequenas esculturas e muito mais. Enxergue algo a mais na sua janela e incremente sua decoração apostando no cantinho da leitura.

cantinho-leitura-poltrona-quadros

Quadros, música e plantas

A arte é algo pelo que se vale a pena viver, e não só a literatura mas também a música, pintura e fotografia podem estar presente no seu cantinho. Combinar diferentes tipos de artes acrescenta charme a decoração e deixa o ambiente ainda mais interessante, aos que gostam de música ao fundo enquanto leem um toca disco é perfeito mas pode ser substituído por algo mais moderno, o que importa é o som no ambiente. Quadros na parede fazem a decoração ficar mais íntima e aconchegante, aposte em cores e estilos que você gosta. Plantinhas dão vida a qualquer ambiente, elas ficam bem em todos os cômodos da casa e não é diferente no cantinho da leitura, aposte nelas!

canto-leitura-janela-poltrona

Simples e agradável

Nesse exemplo encontramos como itens principais uma poltrona, uma luminária e o móvel com as prateleiras para guardar os livros. O cantinho está bem perto da janela, o que possibilita que durante o dia esse espaço seja iluminado pela luz natural fazendo assim uma economia de energia. É um espaço bem simples e fácil de montar, basta um pequeno espaço e esses poucos itens, a elegância está presente nas paredes brancas que combinam com as cores dos livros, da poltrona e da luminária.

Olá visitante, que tal deixar um comentário?