O objetivo principal ao realizar um projeto luminotécnico é aproveitar ao máximo a capacidade de iluminação dos ambientes, utilizando técnicas e equipamentos disponíveis para garantir funcionalidade e conforto.

O objetivo principal ao realizar um projeto luminotécnico é aproveitar ao máximo a capacidade de iluminação dos ambientes, utilizando técnicas e equipamentos disponíveis para garantir funcionalidade e conforto.

Cada ambiente tem uma necessidade diferente, por isso normalmente, cozinha, área de serviço e escritório precisam de uma luz mais forte e direta, enquanto que os demais ambientes, por serem mais íntimos e aconchegantes podem ter um pouco menos de iluminação.

Quarto do bebê

Quem prima por silêncio, conforto e sossego para que o pequeno membro da família durma confortavelmente, pode usar a iluminação indireta com lâmpadas de LED, que, além de mais econômicas, não geram calor.

O uso de lâmpadas com cores mais quentes, warm white ou amarelas, que evitam o efeito frio e trazem sensação de conforto ao ambiente.

Se o quarto do seu filho possui forro de gesso, que tal investir em spots ou arandelas embutidas em nichos e painéis?

Lembre-se de considerar, quando for aprovar o projeto luminotécnico, onde vai ficar o berço/cama o trocador e a poltrona de amamentação. Você certamente não vai querer uma luz direta nesses 3 pontos, ao contrário, são pontos que requerem uma boa luz indireta, para não acordar e atrapalhar o sono do pequeno.

É recomendado utilizar um abajur ao lado do trocador e da cadeira de amamentação.

Já pensou em usar Dimmer?

A intensidade de brilho em um ambiente determina o que você pode e não pode fazer e tem um efeito enorme sobre como você se sente. Ler com o brilho de uma única vela não é uma tarefa agradável, assim como não é ideal realizar um jantar romântico sob um lustre muito iluminado.

O dimmer é um aparelho de fácil instalação que reduz a tensão média da rede elétrica, permitindo o controle da luminosidade emitida pelas lâmpadas. Dessa forma, é possível escolher a quantidade de luz no ambiente, proporcionando conforto e economia de energia elétrica, já que é possível ajustar a intensidade da luz.

Fitas de led e papeis de parede que brilham no escuro

As fitas de LED são uma excelente solução, pois deixa a decoração do quarto do seu filho com mais estilo e personalidade. Elas podem ser usadas para a iluminação indireta e têm a possibilidade de mudar de cor, trabalhando a cromoterapia com os pequenos.

Outra opção super in voga são os Wallpapers  “glow in the dark” – papel de parede que brilha no escuro – transformam qualquer parede em uma experiência de outro mundo.

Iluminação na Cozinha

Na hora de planejar a iluminação da sua cozinha, pense onde vai ficar cada móvel, pois é necessário considerar pontos de sombras, como os criados por armários aéreos, por exemplo. Esses pontos podem dificultar algumas atividades, uma boa solução é distribuir vários pontos de luz pelo ambiente inteiro.

Coloque lâmpadas LED embutidas nos armários, evitando a criação de sombras e tornando mais fácil o processo de preparo da comida.

Quem tem uma ilha ou península na cozinha pode apostar nos pendentes para iluminar sobre os móveis. Outra questão básica para a escolha do pendente é: cozinha grande, pendente grande; se o espaço for menor, o pendente deve ser mais delicado.

Quarto principal

No quarto do casal é importante saber se haverá closet ou armário convencional.

Se houver um closet, é preciso ter uma iluminação específica para esse espaço, que não pode causar sombra.

Antes de pensar na iluminação do quarto de casal, é importante saber quais elementos esse ambiente tem.

O quarto do casal precisa ser aconchegante, acolhedor – iluminação precisa ser bem pensada. Luzes em tons amarelados são ideais para trazer sensação de conforto e descanso. Outra opção, principalmente para quem gosta de ler no quarto, é ter um abajur ou luminária próximo à cama ou à poltrona de leitura. Esse recurso também é válido para luminárias de cabeceira que têm acendimento independente, assim cada um pode usar quando for necessário.

Olá visitante, que tal deixar um comentário?