Decorar, para a maioria das pessoas, é uma tarefa animadora. Claro que exige tempo, pesquisa, bom gosto e vontade, mas é fácil se perder entre tantas cores e tantos objetos decorativos.

Vamos decorar sem errar? Bom, se seu objetivo é decorar começando do zero ou repaginar todo um ambiente, então as dicas abaixo de “o que não pode faltar” vão cair como uma luva.

Decorar, para a maioria das pessoas, é uma tarefa animadora. Claro que exige tempo, pesquisa, bom gosto e vontade, mas é fácil se perder entre tantas cores e tantos objetos decorativos.

Por isso, se liga no que você precisa, imprescindivelmente, providenciar:

1.      Papel de parede

Sem sujeira e com bastante agilidade, o papel de parede repagina qualquer ambiente e você pode usá-lo até na lavanderia se quiser. A primeira dica é: escolha uma parede, pode ser da sala, quarto, sala de estudos, quarto das crianças ou cozinha e aplique um papel de parede que harmonize com a mobília e cor do ambiente.

2.      Espelhos

Espelhos dão profundidade ao espaço. É incrível a mágica. Você pode usar espelhos no hall de entrada, na sala como moldura, na porta de guarda-roupas, etc.

Em se tratando de espelhos você não precisa economizar espaço. Eles podem ser lisos, com bisotê, emoldurados e até mesmo em formatos especiais. Ficam bem em qualquer cômodo, no plano vertical ou horizontal.

3.      Uma luminária pendente na sala de jantar

A luminária também não pode faltar e precisa ser bem escolhida, porque ela será o coração da sua sala de jantar.

O gosto é muito particular, mas saiba que aqui você pode ousar bastante; sua luminária pode ser discreta, pode ser colorida, pode ser rústica ou ter designer arrojado. Depende de quanto você quer investir e principalmente, do que você gosta.

4.      Almofadas que contrastam com o ambiente

Esse é um dos investimentos mais em conta e que “todo mundo” vai reparar. Almofadas lisas, florais, nudes ou chamativas, não importa a cor, elas vão tornar sua sala mais aconchegante.

5.      Uma cortina discreta

Seja no quarto ou na sala, a cortina além de cortar luminosidade, as vezes indesejada, também precisa “casar” com a decoração.

Atente-se as medidas corretas e se possível faça sob medida.

6.      Um tapete marcante

Recentemente a gente disse que encher um ambiente de tapetes pode não ser legal, mas está em voga a sobreposição de 2 peças, no máximo 3. Assim como as almofadas o tapete tem a função do aconchego, tornando a sala de estar e jantar mais íntima.

7.      Mesa de centro

A mesinha de centro é puro charme. Cada vez mais o rústico ou inusitado ganha espaço no meio decorativo. Elas servem de apoio para colocar copos, bebidas e petiscos quando for receber visitas.  Mas no dia a dia, livros, plantas ou revistas ficam super íntimas numa mesinha de centro.

8.      Plantas para harmonizar e renovar os ares

Vasos com plantas purificam a energia de qualquer ambiente, não importa o tamanho, você precisa aprender a cultivar alguma espécie dentro de casa. Se você é meio descuidado com regas, opte por plantas mais independentes como cactos e orquídeas que necessitam de pouca água. Uma planta muito interessante de se ter é “Fortuna e Felicidade” que devem ser plantadas juntas. Diz a lenda que você não pode comprar tem que ganhar as plantas, assim sua vida será rica e feliz.

9.      Quadros intrigantes

Aqui você também pode ousar, afinal o gosto por arte é muito particular. Cuidado apenas para não fazer uma miscelânea de artistas, cores, traçados ou desenhos e acabar desarmonizando o ambiente.

10. Porta-Retratos

Você precisa de uma assinatura, e o porta retratos seria uma digital dos donos da casa. Cuidado apenas com o excesso de exposição ou com narcisismos espalhados pela casa, tem gente que é capaz de colocar uma porta-retratos até no lavabo, aí não dá né.

Gostou das dicas? Então bora fazer as compras do que está faltando. E boas obras!

Olá visitante, que tal deixar um comentário?