Independente do modelo, tamanho e material, as mesas redondas são móveis de uso diário, mas que, se bem escolhidas, se tornam a peça chave numa decoração de interiores.

Há quem lembre de uma casa pelo cheiro, pela cor da parede, pela decoração do todo ou por um móvel específico.

Decorar é também uma arte, por isso pessoas estudam tendências e fazem da decoração de interiores uma profissão, bastante solicitada por sinal.

As mesas redondas e ovais já foram muito usadas no passado, em ambientes mais amplos e espaçosos. A preferência atual por mesas quadradas e retangulares se dá ao fato da diminuição dos cômodos, em novas construções. Cada vez mais compactos, as casas e apartamentos perderam espaço interno e deram vez aos móveis planejados, aqueles feitos sob medida que aproveitam todo e qualquer espaço.

Mas o charme e a elegância de uma mesa redonda, traz aquela sensação de intimidade e proximidade que nenhuma outra mesa tem.

Uma mesa – Muitas finalidades

A mesa redonda pode fazer parte da decoração dos mais variados cômodos da casa. Quando maiores podem ser usadas como mesa de jantar, já os modelos menores, mais compactos, podem ter como finalidades servir de mesa lateral, de apoio, de centro da sala de estar ou quarto e até mesmo de criado mudo.

mesa-criado-mudo

Quem tem filhos detesta quina

Uma das principais vantagens da mesa de jantar redonda é não ter quinas, o que a torna uma boa opção para casas com crianças pequenas. As quinas de móveis são sempre motivos de preocupação, pois são causadores de acidentes domésticos. Com mesa redonda em casa, dê adeus a esse tipo de preocupação.

Se a família for pequena e você não tiver o costume de receber visitas, uma mesa redonda com 4 lugares será o suficiente. Dessa forma, se a mesa tiver somente um pé central, poderá acomodar bem as cadeiras e ocupará menos espaço.

Vidro, madeira ou granito?

O segredo aqui é levar em consideração duas coisas: seu gosto pessoal x harmonização com os demais móveis.

Qual matéria prima você prefere?

Mas em geral, quase tudo harmoniza. Agora, se você é daquelas que adora arrastar os móveis de lugar, mudar a disposição e renovar o ambiente, as mesas mais pesadas, como as de granito, vão ser mais trabalhosas nessa pequena mudança. Para isso, as mesas em madeira são mais apropriadas, não que sejam leves, porém não são tão pesadas quanto as de granito. Fica a dica!

mesa-madeira

Quais as dimensões apropriadas?

Para todos ficarem confortáveis, existe uma medida mínima para a mesa de jantar redonda. Se você pretende ter uma mesa redonda com 4 cadeiras, o diâmetro dela deve ser de, no mínimo, 1 metro.

Para 6 lugares, o mínimo é de 1.20m, para 8 lugares,  1.50m, já para 10 lugares, 1.80m.

Mesa com ou sem tapete?

Perto ou longe da parede, com ou sem tapete, de madeira ou de granito, isso é gosto pessoal e não da pra discutir.

A única consideração a fazer, é que, se optar por coloca-la encima de um tapete ele não deve atrapalhar o abrir e fechar das cadeiras. Imagine o acidente que isso poderia promover? Por isso, é recomendado no mínimo 50 centímetros de folga de cada lado para evitar que o tapete enrole ou impeça a movimentação das cadeiras.

mesa-de-madeira-redonda-tapete

Ouse

As mesas redondas de centro combinam muito com salas mais amplas, com bastante espaço de circulação.

Se você fizer uma rápida busca na internet ou comprar algumas revistas de decoração, vai perceber que cada vez mais há combinações de mais de uma mesa redonda no centro das salas. Essas mesas são, na grande maioria das vezes, de alturas e materiais diferentes; harmonize vidro e madeira, ferro e madeira ou madeira e granito, o resultado é uma casa estilosa, charmosa e com personalidade.

 

Olá visitante, que tal deixar um comentário?