A área de serviço é um espaço pequeno da casa utilizado quase que diariamente, por isso, quando planejado, você terá um espaço mais organizado e funcional.

A área de serviço é um ambiente muito importante em todas as casas. É o local de lavar, passar e secar roupas, e que também pode fornecer um bom espaço para armazenar itens e produtos de limpeza. Ainda assim, é muito comum deixá-la esquecida na hora de organizar e decorar a casa.

Mas, chegará o momento em que a bagunça começará a incomodar, e manter uma área de serviço organizada é um desafio – decorar esse ambiente é um desafio maior ainda.

Pensando nisso, vamos falar um pouco mais sobre modelos de área de serviço, para que você possa se inspirar e fazer com que esse ambiente seja prático e bonito.

Escolha o modelo

Para quem está acostumado a morar em apartamentos, ambientes integrados são velhos conhecidos, principalmente quando se trata de cozinha e área de serviço.

Nesses casos, criar uma área de serviço planejada junto com a cozinha é uma ótima opção. Assim, a decoração de ambas ficará semelhante e criará harmonia entre os ambientes. Opte por usar os mesmos revestimentos, estilo e cores de decoração.

area-de-serviço

Uma área de serviço planejada é uma ideia bem interessante, uma vez que a área de serviço costuma ser um ambiente pequeno, mas que recebe equipamentos como máquina de lavar, tanque, secadora, armários e varais. Com o ambiente planejado, ficará mais fácil manter tudo em ordem.

lavanderia

Se você preferir, é possível criar divisórias e esconder a área de serviço e uma bagunça eventual. Você pode usar uma porta camarão, que se estende por toda a parede quando fechada, ou ainda, esconder uma pequena área de serviço em um armário.

area-de-servico

O que não pode faltar

Varal

Varais são itens indispensáveis para esse ambiente e atualmente é possível encontrar os mais diversos modelos. Você pode optar pelos de chão, parede e o de teto.
A vantagem dos varais de teto é deixar o chão e as paredes livres, sendo ideal para as áreas de serviço integradas.
Para escolher o varal certo para você, deve-se observar a entrada de vento e sol no seu ambiente. Porém, vale lembrar de que você pode ter mais de um tipo de varal se achar necessário.

varal-teto

Armários e prateleiras

Prateleiras e armários são uma excelente opção para ajudar na organização dos produtos e utensílios para a limpeza da casa e das roupas. Além disso, eles são uma boa forma de ocupar as paredes de maneira útil.
Sempre importante também lembrar de colocar algumas prateleiras e armários mais ao alto, pois produtos de limpeza devem ficar fora do alcance das crianças.

prateleiras-de-madeira-para-area-de-serviço

Torneira

Esse item é com certeza fundamental em qualquer área de serviço. É a torneira que será utilizada para fazer limpeza de bacias, baldes e tanque, e ainda servirá para lavar algumas roupas.
A torneira também pode ser uma estrela da sua área de serviço. O mercado oferece diversos modelos de torneiras. Um modelo que deve ser destacado e que se encaixa perfeitamente às necessidades do ambiente é a torneira de tanque com derivação para máquina.

torneira

Cestos e caixas organizadoras

Os cestos e caixas organizadores podem vir em diversos tamanhos e formatos, e podem também ajudar muito a manter a organização da área de serviço, além de dar um toque na decoração.
Neles, você pode organizar itens, roupas sujas coloridas, roupas sujas brancas, e até mesmo separar as roupas por pessoa da casa.

modelo-de-area-de-serviço-pequena-com-prateleiras

Existem muitas formas de decorar a área de serviço, só é preciso dar um pouco de atenção e carinho a este cômodo. Inspire-se!

Olá visitante, que tal deixar um comentário?