Vai construir ou reformar o seu banheiro? Você vai encontrar por aí diferentes tipos de nichos para banheiro, externos ou de embutir, vamos de mostrar as vantagens de cada um e dar dicas sobre a colocação.

Vai construir ou reformar o seu banheiro? Você vai encontrar por aí diferentes tipos de nichos para banheiro, externos ou de embutir, vamos de mostrar as vantagens de cada um e dar dicas sobre a colocação.

Quando você realiza o projeto arquitetônico de um banheiro, precisa pensar de forma prática e harmônica, onde o morador vai depositar seus objetos de uso diário como sabonetes, shampoo, cremes, escovas, perfumes, etc.

Está em voga o uso de nichos embutidos, que serve tanto para guardar o objetos de uso pessoal como para colocar artigos de decoração. Seja externo ou embutido, é uma peça perfeita para decorar o ambiente.

No mercado é possível encontrar diversos modelos de nicho para banheiro:

Vidro, madeira, pedra, modelos embutidos e alguns até recebem iluminação de LED.

Você vai ganhar espaço

Ter um nicho no banheiro ou lavabo resulta em praticidade e beleza, isso porque ele acaba sendo um artigo decorativo. Quando há tempo e condições para que ele seja pensado antes da execução do projeto, ou seja, antes que a parede esteja de pé e rebocada, seu nicho pode ser desenhado de forma a ocupar a espessura da parede, sem comprometê-la.

banheiro-com-nicho-embutido3

Agora, se o banheiro já existe e você está reformando, pode verificar com o profissional se há viabilidade na espessura da parede para embutir o nicho – se não houver, a melhor maneira é investir em nichos sobressalentes.

banheiro-com-nicho-embutido2

Tanto o nicho quanto a prateleira têm a mesma funcionalidade, entretanto você pode ousar na decoração e escolher modelos de nichos coloridos, robustos, assimétricos e com estilo.

banheiro-com-nicho-embutido1

Onde embutir o nicho?

Escolher uma parede que não tenha tubulações hidráulicas na parte onde o nicho será feito. Seu pedreiro precisa da planta hidráulica para saber qual o material da parede e onde ficam os canos de água, pois ele pode ser colocado apenas em paredes com tijolos que não sejam estruturais. Isso significa que em paredes estruturais, de blocos de concreto, ou então em pilares, o nicho não pode ser embutido. Nesses casos o nicho pode ser feito, mas precisa ficar sobressalente, como já dissemos anteriormente.

banheiro-com-nicho-embutido4

Medidas

O nicho embutido na parede pode ocupar cerca de 12cm de profundidade. O profissional que estiver realizando o trabalho (se for uma reforma) precisa cuidar muito para que a parede não seja totalmente perfurada. Na parede que não é estrutural, ou seja, que tem pilares e vigas, os tijolos servem apenas para vedação e não para suportar a laje, por isso eles podem ser recortados. E depois de feito o rasgo na parede, basta colocar o revestimento escolhido. Se for usada uma peça pronta, é só encaixar a peça no vão.

medidas-nicho

A altura é conforme o gosto do cliente, mas atente-se as embalagens dos produtos que usa, altura de shampoo por exemplo. Considere 25cm como medida mínima.

Na largura, o nicho pode ser do tamanho que squiser, dependendo apenas do espaço disponível. Mas se ele for feito em uma parede que tenha uma janela, fica melhor se o nicho tiver a mesma largura e ficar alinhado com ela.

Os nichos levemente saltados para fora da parede, além de facilitarem o acabamento, têm também a vantagem de serem um pouco mais profundos.

banheiro-com-nicho-embutido5

 

 

Olá visitante, que tal deixar um comentário?