Uma das primeiras coisas a se pensar numa reforma é o tipo de piso. Cerâmica ou porcelanato?

Se você tomou a frente da reforma ou decoração da sua casa, sem orientação de um designer de interiores ou arquiteto, vai precisar fazer o dever de casa, e principalmente, um check list de tudo o que precisa providenciar.

Escolher a cor da tinta, o papel de parede para os ambientes, o modelo de torneira, o design do gesso, a cor das cortinas… É uma infinidade de escolhas e decisões.

Uma das primeiras coisas a se pensar numa reforma é o tipo de piso: cerâmica ou porcelanato?

Para te ajudar a decidir, separamos as dúvidas mais frequentes sobre os pisos:

A resistência depende da circulação

Para saber qual tipo de piso usar, é importante analisar quantas pessoas circularão no ambiente.

Se o volume de pessoas for grande, é melhor você escolher um material mais firme e com mais qualidade.

Uma das características do porcelanato é a sua resistência, já que o material é constituído de uma mistura de porcelana com outros minerais, enquanto a cerâmica é uma mistura de argila com matérias inorgânicas.

Durabilidade vem de qualidade e manutenção

Na maioria das vezes, quanto melhor a qualidade, melhor a resistência. Quanto for escolher seu piso, questione o vendedor sobre a tabela PEI que determina quais tipos são mais resistentes e para que são indicados.

Pesquise sobre o fabricante e confie nas melhores marcas.

O porcelanato é conhecido por ter alta durabilidade, mas tudo depende de como você vai cuidar do piso, por exemplo, é essencial o uso de produtos de limpeza específicos que não danifiquem ou desgastem as peças.

Manutenção

A manutenção, tanto do porcelanato quanto da cerâmica é bem simples: um pano úmido consegue tirar a sujeira sem agredir a cerâmica ou a porcelana.

O grande problema está em utilizar produtos inadequados, que mancham, tiram o brilho e danificam.

Beleza

Se você busca “variedades” de desenhos, a cerâmica tem mais opções. O porcelanato é mais clássico, menos desenhos, cores mais neutras, simples. Tudo depende do que você imagina para a sua casa e do que combina com seu projeto e estilo!

Valor

A cerâmica tem um investimento mais acessível, pois sua fabricação é mais simples. Já o processo de fabricação do porcelanato faz com que ele fique mais caro.

Tudo depende de o que você quer para sua casa e quanto pode investir.

Um ambiente, sendo bem decorado e harmônico, pode ter piso de porcelanato, cerâmica ou madeira e ser um lugar irresistível.

Olá visitante, que tal deixar um comentário?