Faz tempo que o fogão da “dona de casa” deixou de ser peça básica de mobília e passou a fazer parte da decoração da cozinha planejada.

Faz tempo que o fogão da “dona de casa” deixou de ser peça básica de mobília.

Hoje, em muitas casas, há todo um capricho na hora de escolher a cor e o modelo – a intenção é harmonizá-lo com o ambiente e principalmente destacar suas potencialidades.

Aderimos recentemente à moda dos fogões cooktops a gás, que fazem o maior sucesso com os donos e donas de casa, mas temos novidades ainda mais atuais, que são o sonho de consumo de muita gente. Estamos falando dos cooktops elétricos e de indução.

O cooktop elétrico, é mais conhecido que o de indução, mas ambos são ainda investimentos altos, se comparados ao cooktop a gás.

Os 3 tipos oferecem vantagens mútuas:

  • Tamanho reduzido, excelente vantagem para cozinhas pequenas;
  • Facilidade na limpeza;
  • Possuem modelos entre 1 a 5 chamas;
  • Design diferenciado, que dá um up no ambiente;
  • De simples instalação;
  • Produto leve;
  • Eficiência na hora de cozinhar.

Mas seja sincero (a)… Você sabe a diferença entre os 3 modelos?

Cooktop a gás

É o mais tradicional entre os 3 modelos. Funciona a gás, pode ter acendimento automático, ocupa pouco espaço e pode ter até 5 chamas.

Por usar o mesmo sistema do fogão tradicional, geralmente, as casas já estão devidamente equipadas para instalá-lo;

Por ter a base com chamas e grades, como os convencionais, podem ser usados todos os tipos de panelas (alumínio, vidro, cerâmica, barro, ferro ou inox).

Cooktop elétrico

O cooktop elétrico, como o próprio nome diz, funciona com eletricidade, através de uma resistência, que esquenta muito e rapidamente. E esta é uma de suas vantagens, pois, essa resistência oferece precisão total no controle de temperatura.

Esse tipo de cooktop consome mais eletricidade que um cooktop a gás e mesmo não usando gás, o consumo total deles é maior. Em contrapartida o tempo de preparo dos alimentos é menos, visto que são mais  eficientes.

Recomenda-se que as panelas para cooktop elétrico tenham fundo reforçado, como as panelas de aço.

Cooktop por indução

Um cooktop por indução não deixa de ser um tipo de cooktop elétrico, já que também usa eletricidade e dispensa gás. A grande diferença fica por conta do funcionamento, que é por indução eletromagnética e, por isso, ele tem esse nome.

O modelo cria um campo eletromagnético entre a parte interna e inferior da panela: dessa forma, todo o calor gerado vai para o alimento e não ocorre a perda de temperatura para o ambiente.

Na prática ele só esquenta se a panela adequada estiver em contato com a zona de cocção e quando desligado o esfriamento é quase que imediato.

Talvez a principal desvantagem esteja relacionada ao preço, ainda muito elevado. E ele também precisa de panelas específicas: planas, magnéticas, com fundo de aço, multicamada ou ferro fundido.

Esse tipo de cooktop é excelente para pessoas que têm crianças em casa e cozinham com bastante frequência.

Agora que você já conhece um pouco sobre as vantagens e desvantagens desses modelos, “decida” e planeje sua cozinha.

 

Olá visitante, que tal deixar um comentário?