Hoje existe no mercado inúmeras opções de revestimentos com estampas e cores variadas conforme o gosto do freguês. Seja clássico ou retrô, o que desejar você vai encontrar…
Se estiver construindo ou reformando ladrilhos hidráulicos ou azulejos decorados darão um toc especial na decoração.
Mas qual é a diferença, afinal, entre o ladrilho hidráulico e o azulejo?
Ladrilho Hidráulico
O ladrilho hidráulico é uma peça que tem história pra contar… Foi muito utilizado no século XIX em palácios europeus e agora, nessa tendência retrô, investir em algo que remeta o passado está com tudo.
Do que é feito?
Feito a partir de cimento e corantes, o ladrilho hidráulico é uma peça artesanal, feito peça por peça, de forma rústica, sem brilho, de alta resistência e durabilidade. É ainda um material poroso e por isso exige a proteção de um impermeabilizante (resina acrílica própria para ladrilho hidráulico) logo após a instalação pois o ladrilho mancha facilmente.
O ladrilho hidráulico pode ser utilizado em paredes, pisos, em áreas úmidas ou secas como, por exemplo, terraços, salas, cozinhas e banheiros. É muito usado na decoração de ambientes formando painéis decorativos e também mosaicos (patchwork).
Dica: Usar cera líquida incolor quinzenalmente, para manter o brilho do ladrilho.
A peça do ladrilho é artesanal, por isso o profissional que vai manusear deve ter conhecimento e técnica para não danificar e também porque são peças que têm espessuras diferentes uma da outra, é preciso cuidar na hora de nivelar.
Curiosidade: Ladrilhos de paredes, são feitos com espessura aproximada de 1 cm. Ladrilhos de piso já necessitam de espessura de 2 cm e o contra piso deve ser impermeabilizado para evitar que fiquem manchados devido à umidade do solo.
Outra característica é que o ladrilho hidráulico sofre baixa dilatação, portanto dispensa rejunte, ao contrário do azulejo.
Azulejo
O azulejo tem uma gama enorme de cores e estampas e diferente do ladrilho ela possui acabamento brilhante. É uma peça impermeável, seu uso é mais frequente em áreas úmidas como banheiros, cozinhas e áreas de serviço.
Tem-se usado o azulejo na decoração de ambientes, seja revestindo paredes, bancadas ou mesas, fazendo um patchwork (mosaico, retalhos), formando uma composição com diferentes cores e estampas, dando um toque especial à residência.
Se você necessita de mais praticidade na manutenção o azulejo é mais indicado, pois por ser impermeável, pode ser lavado sem risco de dano.
Na aplicação do azulejo você precisará de rejunte entre as peças, pois ele sofre dilatação.